Pages

Subscribe:

07 janeiro 2010

Humor de Quinta - Especial Charlie Chaplin


Salve, salve, estromboscópicos Parlapatões!... Hoje é o primeiro "Humor de Quinta" de 2010 e é também o centésimo post neste humilde, porém perseverante Blog.

Resolvi então que deveria postar algo bem bacana, e sendo assim, resolvi falar sobre um cara que na minha modesta e intrometida opinião é o maior gênio do cinema de todos os tempos, em todos os aspectos, e que segundo o livro de Bill Yenne, foi um dos "100 Homens que mudaram a História do Mundo", Sir Chales Spencer Chaplin, Jr.

Charlie Chaplin, ou simplesmente Carlitos, não só interpretava o seus personagens naquele cinema mudo e preto e branco, mas, também escrevia, dirigia, produzia e compunha as trilhas sonoras dos seus filmes.

Porém, o que mais impressionava era como ele tratava de assuntos tão dramáticos como miséria, abandono, crise, nazismo e amor, de maneira leve, cômica e crítica, cativando o público, mas, sem deixar uma farpa para reflexão.

Chaplin, teve o auge da sua carreira durante a segunda guerra, justamente por tratar de um assunto tão grave, satirizando a barbárie facista de Adolf Hitler, com seu personagem Adenoid Hynkel em "O Grande Ditador", denunciando toda aquela desgraça, mas, fazendo o público rir ainda assim.

Entretanto, pra mim, o melhor filme de Carlitos foi "O Garoto" de 1921, o qual conta a história de um bebê abandonado pela mãe que não tinha condições, que acabou sendo adotado pelo 'vagabundo', que não mede esforços para dar todo amor, proteção e sustento que o menino precisa.

Por isso, resolvi postar aqui uma cena desse filme, de quando o Vagabundo tenta impedir dois agentes de levarem o garoto, já que o personagem de Chaplin não é seu tutor legal. Vale a pena, conferir.




***
Charles Chaplin morreu no natal de 1977. Seu corpo foi roubado do cemitério e nunca mais foi encontrado. Estranho, né?

1 comentários:

Art by Lu disse...

Corpo roubado?? Sinistro! Vai ver ele não morreu, igual ao Elvis e ao Hitler... Ou era um ET e voltou pra casa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...