Pages

Subscribe:

13 julho 2010

13 de Julho - Dia Mundial do Rock


Saudações, sonoros Parlapatões! Hoje é o Dia Mundial do Rock, e sendo assim, eu não poderia deixar de publicar minha homenagem singela, mas, de coração, a este gênero, que surgiu no subúrbio dos Estados Unidos da América na década de 40, e que ao contrário do que muitos dizem por aí, está vivo, saudável e muito bem, obrigado.

Bom, se você me conhece, ou se por algum motivo alheio a minha imaginação acompanha este blog, sabe, ou saberá, que eu sou natural do interiorrr de São Paulo, de um lugarzinho simpático onde Judas furou as meias (porque as botas ele perdeu um pouco antes), em que a música breganeja, digo, sertanoja, digo, sertaneja, impera soberana.

Sendo assim, com toda essa pressão musical sobre meus tímpanos durante a minha infância, era praticamente certo que eu também sucumbisse a este "tipo de música" dito breganeja, digo, sertanoja, digo, sertaneja, e assim como meus ascendentes e amigos, me tornasse um apreciador das famigeradas 'modas de viola'.

Contudo, quis o destino que eu fosse salvo daquela melódica escuridão, quando nos idos de 1988, com cerca de 7 anos idade, assisti a um filme de grande sucesso, que logo depois se tornaria uma trilogia clássica, em que havia uma cena, onde o protagonista apresentava o Rock´n Roll a pessoas que, assim como eu, ainda não conheciam este estilo, que revolucionaria e expandiria todo nosso conceito musical.

Não é à toa que ainda hoje este é um dos meus filmes favoritos, aliás, toda a trilogia dele. Mas, esta cena em especial mostra que o Rock´n Roll, vai muito além de ouvir o som. É praticamente senti-lo. Como se as notas emitidas pelas guitarras, baixos, bateria e metais, acompanhadas por letras tão controversas -politicamente incorretas, de protesto, de amor, de justiça social, de sarcasmo, e tantas outras - penetrassem os poros, e envolvessem todos os músculos e sentidos do ouvinte, causando uma imediata convulsão corpóreo-cerebral, expansiva de horizontes e libertadora de sentimentos.

Por isso, como minha humilde homenagem ao Dia Mundial do Rock e a todos os(as) Parlapatões(ãs) que vivem o Rock´n Roll, escolhi esta cena, do primeiro filme da trilogia 'De Volta Para o Futuro' (Back to the Future), em que o personagem que viajava no tempo Marty McFly, entoa a todos os presentes no baile dos formandos de 1955 (inclusive seus pais ainda adolescentes), um grande sucesso de Chucky Berry, Johnny B. Goode, de 1958.

Espero que gostem...




***
Via @Lucferrr, a Parlapatã de alma mais Rock´n Roll do Twitter Parlapatônico.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...