Pages

Subscribe:

21 abril 2010

É pique, é pique....


Saudações, inconfidentes Parlapatões! Hoje, feriado em celebração à memória de Joaquim José da Silva Xavier, líder dos x-men do movimento da Inconfidência Mineira, Mártir da Independência, morto em 21 de abril de 1792, após ser caguetado por Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes, que pela delação recebeu o perdão de suas dívidas para com a fazenda real (receita federal daquela época).

Além disso, hoje também é uma data especial na nossa querida (?) capital da república, pois hoje comemoramos os 50 anos de Brasília-DF, cidade desenhada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, que venceu o concurso para projetar a cidade, mesmo tento apresentado ao corpo de jurados apenas um rascunho de última hora, do que seria hoje o Distrito Federal do país.

É claro que o fato de Lúcio Costa ser amigo íntimo e pessoal de Oscar Niemeyer, não influenciou (?) os jurados, que não ficaram impressionados com os desenhos iniciais, mas, sim com a apresentação efusivamente convincente do arquiteto, que demonstrou todos os benefícios do seu arrojado projeto.

Porém, imagino eu, que se Dr. Lúcio Costa soubesse há cinqüenta anos atrás, a índole das pessoas que comandariam hoje a nossa bela capital, teria escolhido outro formato, que não o de um avião, para abrigá-los.

Sou capaz de apostar, com toda certeza, que apresentaria um projeto que sugerisse algo menos luxuoso e confortável. Talvez até pediria alguns conselhos para Samuel Neves, engenheiro-arquiteto, responsável pela construção do complexo penitenciário do Carandirú, local que seria bem mais apropriado para espécimes como os Mensaleiros, Metralhas, Arrudas e afins.

Entretanto, apesar de todas as turbulências, Brasília continua sendo uma cidade muito bonita, que merece ganhar um presente de todos os Parlapatões de bem. E como eu sei que vocês estão sem idéia para presente, por causa da preguiça do feriado, eis a minha sugestão, que é a sua assinatura na petição em favor do projeto Ficha Limpa, que será votado em breve no congresso.

É um presente, que não vai te custar nada além de alguns minutos, mas, que poderá valer muito nessa votação. Basta clicar aqui.

E é isso, cívicos Parlapatões, espero que tenham tido a paciência de ler isso tudo, e que tenham um ótimo feriado.


***
Viu como as vezes a gente fala de coisa séria de verdade?
Votaremos agora a nossa programação normal.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...